quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Neon Genesis Evangelion


Neon Genesis Evangelion (Japonês: 新世紀エヴァンゲリオン Shin Seiki Evangerion) é uma série de animação japonesa (anime) feita para televisão, produzida entre 1995 e 1997. Foi escrita e dirigida por Hideaki Anno, e produzida pelo estúdio Gainax.

Visão geral

Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

Neon Genesis Evangelion (NGE) é uma série que marcou o segmento de animação japonesa (anime) nos anos 90. O enredo é considerado um dos mais complexos já criados para uma animação.
A série enfoca temas diferentes que vão sendo abordados com o desenrolar da trama, começando com um clima mais leve e descontraído que vai se tornando mais e mais denso conforme a trama avança e os mistérios e acontecimentos da história a transformam, em seus episódios finais, em uma aventura psicológica a respeito das relações entre os seres humanos.
Produzido pelo estúdio Gainax sob a direção de Hideaki Anno, a série é composta por 26 episódios de televisão e dois longa-metragens: "Death & Rebirth" e "The End of Evangelion".
Existem também duas séries em mangá, Neon Genesis Evangelion, escrita por Sadamoto Yoshiyuki, e The Iron Maiden 2nd, de Hayashi Fumino, ambas ainda sendo publicadas.
Tem-se confirmado que serão lançados mais três filmes a partir de 2007: Rebuild of Evangelion: 01 (90 minutos), no começo do segundo semestre de 2007; Rebuild of Evangelion: 02 (90 minutos), no segundo trimestre de 2008; Rebuild of Evangelion: 03 e 04 (45 minutos), no começo do segundo semestre de 2008.
Em 2003, o distribuidor da série nos Estados Unidos da América, ADV Films, anunciou a intenção de criar um filme live action de Evangelion que já foi parcialmente financiado, mas cujo realizador e data de produção ainda não foram anunciados.
Neon Genesis Evangelion recebeu o prêmio de Melhor Anime do Ano (1995, 1996 e 1997) fato inédito, único e histórico, pois nenhuma série havia alcançado a marca de 3 anos consecutivos e ainda se tratar de série pequena de 26 episódios. Recentemente, em junho deste ano, Neon Genesis Evangelion foi considerado Melhor Anime da História. Enquanto isso o mangá não entrou nem entre os 50 melhores.

Personagens principais

Shinji Ikari
Idade
14 anos
Sexo
Masculino
Nascimento
6 de Junho de 2001
Parentes
Pai: Gendo IkariMãe: Yui IkariGuardiã: Misato Katsuragi
Shinji Ikari (Ikari Shinji, 碇シンジ) é o personagem principal. Inseguro e complexado, tem a tendência de se afastar das pessoas por temer a mágoa da separação. Sofre do chamado "Complexo do Porco-Espinho" (taijin kyofusho), que faz com que seu comportamento seja paradoxal, ao mesmo tempo ansiando pela proximidade das pessoas, e evitando essa mesma proximidade com medo de se machucar. É a Terceira Criança, designado como piloto do Evangelion Unidade 01, a unidade de testes.
É filho do comandante Gendo Ikari com Yui Ikari, uma das pesquisadoras-chefe do Projeto Eva. Presenciou o desaparecimento da própria mãe em 2004, durante um experimento com o Evangelion, mas era muito novo para lembrar do ocorrido.
Shinji Ikari é abandonado pelo seu pai e acaba vivendo com seu professor (sensei) até seus 14 anos.
É convocado pela NERV e chega exatamente durante o ataque do 3º Anjo, passa a morar com sua superiora Misato Katsuragi por não ter um bom relacionamento com o seu pai.
No mangá ele tem uma personalidade ligeiramente diferente do anime, sendo menos depressivo e mais ativo.

Rei Ayanami
Idade
14 anos
Sexo
Feminino
Nascimento
Desconhecido
Parentes
Ex-Guardião: Gendo IkariIrmã/Mãe Genética de: Shinji Ikari (por ser clone de Yui Ikari)
Rei Ayanami (Ayanami Rei 綾波レイ, Rei Ayanami) é a Primeira Criança, designada como piloto do Evangelion Unidade 00, a unidade protótipo. Logo à primeira vista se nota que existe algo misterioso a respeito da garota.
Sempre quieta e contemplativa, Rei só se abre quando conversa com o Comandante Ikari. Eventualmente ela também desenvolve um relacionamento (que desafia quem tenta descrevê-lo) com Shinji, sacrificando-se perto do final da série para poupá-lo do ataque de um Anjo, pelo fato de ter descoberto que o amava.
Eventualmente, descobre-se que ela é um clone dos restos da mãe de Shinji, Yui Ikari, feito por Kouzou Fuyutsuki, que foi seu orientador. Rei carrega a alma de Lilith, o Segundo Anjo (que deu origem à humanidade), mas suas cópias são usadas para o desenvolvimento do dummy plug.

Asuka Langley Soryu
Idade
14 anos
Sexo
Feminino
Nascimento
4 de Dezembro de 2001
Parentes
Pai: "Papa"Mãe: Kyoko Zeppelin SoryuGuardiã: Misato KatsuragiEx-Guardião: Ryouji Kaji
Asuka Langley Souryuu (Souryuu Asuka Ranguree 惣流・アスカ・ラングレー, Asuka Langley Souryuu) é a Segunda Criança, designada para pilotar o Evangelion Unidade 02, a primeira unidade de produção. Ao contrário de Rei, introspectiva e calada, Asuka tem uma atitude auto-confiante, expansiva e barulhenta, e procura se importante aonde quer que vá.
Ela tenta provar seu valor sendo a melhor piloto de Evangelion que existe. Mas essa máscara de confiança esconde uma personalidade frágil e insegura. Asuka presenciou o suicídio da própria mãe qundo ainda era criança, depois de um acidente em um experimento com o Eva. Depois disso, ela jurou nunca mais depender de ninguém e viver sozinha para sempre. Com o decorrer da série, essa fragilidade se torna dominante e aos poucos Asuka vai perdendo o posto de melhor piloto para Shinji, levando-a a um ápice de depressão, perdendo totalmente a sincronia com o seu EVA é substituída por Kaworu Nagisa como novo piloto do EVA-02.

Misato Katsuragi
Misato Katsuragi (Katsuragi Misato 葛城ミサト, Misato Katsuragi) é a comandante de operações da NERV, responsável por todas as unidades Evangelion a serviço da NERV. Ela é a tutora de Shinji, e logo no primeiro episódio da série leva Shinji para morar em seu apartamento ao descobrir que ele moraria sozinho.
Ela é filha de um cientista famoso, que morreu durante o Segundo Impacto salvando-lhe a vida. Por causa disso, seu objetivo é exterminar todos os Anjos, pois ela os responsabiliza pelo Segundo Impacto e pela morte de seu pai. Além disso, ela também é o mais próximo que Shinji chega de ter uma família durante a série, uma vez que Gendo, pai dele, o rejeita. Mais tarde, Misato também admite em seu apartamento Asuka, a Segunda Criança, o que gera tensões devido à radical diferença de personalidade entre os três.
Depois de seu envolvimento com Ryouji Kaji durante a série, ela descobre a verdadeira origem dos Evangelions e os motivos por trás do Segundo Impacto e da NERV.

Gendo Ikari
Gendo Ikari (Ikari Gendo 碇ゲンドウ, Gendo Ikari), de nome verdadeiro era Gendo Rokubungi (六分儀ゲンドウ Rokubungi Gendou), que mudou para Ikari ao se casar com Yui Ikari.
Gendo tem um passado misterioso, e tem como tática manipular quem quer que seja, da maneira que for necessária, para atingir seus objetivos.
Ele é o Comandante da NERV, sob ordens diretas do comitê SEELE, os arquitetos do Projeto de Instrumentabilidade Humana. Entretanto, logo a SEELE passa a mostrar objetivos diferentes sobre o Projeto.
Gendo tem como principal objetivo rever Yui. E ao contrário que muitas pessoas pensam, Gendo ama Shinji mas tem medo de feri-lo. Por isso ele "rejeita" Shinji e se torna mais afetivo com Rei Ayanami. Essa afetividade, entretanto, mostrou o que esse amor é capaz porque Rei morreu 2 vezes sendo a terceira a final.
Seu maior aliado é o Professor Futsyuki que no passado o detestava. O motivo dessa aliança é um mistério.

Ritsuko Akagi
Predefinição:Nihongi é a cientista principal da NERV, assume o lugar de sua mãe, Dr. Naoko Akagi, criadora do supercomputador MAGI. Na faculdade conheceu Misato e Kaji e se tornaram amigos. Tem personalidade fria e racional. Assim como sua mãe, torna-se amante de Gendo Ikari.

Outros personagens

Toji Suzuhara
Idade
14 anos
Sexo
Masculino
Nascimento
26 de Dezembro de 2001
Parentes
Irmã mais nova: Anônima
Toji Suzuhara (Suzuhara Touji 鈴原トウジ, Toji Suzuhara) é a Quarta Criança. Ele é um garoto forte e está constante conflito com Asuka. A irmã mais nova dele foi ferida na batalha entre o terceiro anjo, Sachiel e a Unidade 01 pilotada por Shinji Ikari. Ele se tornou piloto de Evagelion para sua irmã receber um tratamento melhor, porém seu Eva (Unidade 03) fica possuído pelo 13° anjo, Bardiel, deixando ele sem uma perna e um braço; no anime, sua situação não é mencionada, porém no mangá é especificado que ele morre. Ele no início, odiava Shinji por acabar ferindo sua irmã na luta, porém depois de vê-lo batalhando contra o 4° anjo, Shamshel, Toji começa a respeitar Shinji e eles viram amigos.

Kensuke Aida
Kensuke Aida (Aida Kensuke 相田ケンスケ, Kensuke Aida) é o melhor amigo de Toji. Quando sai sempre carrega sua filmadora para gravar tudo por onde passa, gosta muito de maquinas de guerra, como aviões de combate e navios. Um de seus passa tempos é acampar e participar de combates imaginários. Ele também gostaria de ser um dos pilotos dos EVAs

Angels
Adão (Neon Genesis Evangelion) - o primeiro anjo, o gigante de luz visto na Antártida. Dizem que o Adão que estava preso no subsolo da NERV, o que não era verdade. De fato, era Lilith que estava lá. O verdadeiro Adão era um embrião que veio da Alemanha por Kaji. Ele foi preso pelos humanos quando restauraram seu estado embrionário depois que acordaram através da teoria S2(Super Solenóide). Tudo indica que esse processo ocasionou o Segundo Impacto. Escrito no Gênesis do antigo Testamento da Bíblia, Adão foi o primeiro ser humano criado por Deus a sua semelhança. Existem várias teorias sobre o significado de Adão, tais como "Terra", "vermelha" e "criado", mas são apenas teorias.

Enredo
A história tem início no ano 2015, 15 anos depois de uma tragédia conhecida como o Segundo Impacto, uma explosão de imensas proporções causada na Antártida no último dia do século XX, o que causou o derretimento da calota polar antártica, o aumento do nível dos oceanos, uma acentuação angular no eixo norte sul da Terra e inúmeras alterações climáticas no planeta. Além disso, essa tragédia eliminou metade da população da Terra.
Depois dessa tragédia, uma agência secreta foi fundada pela Organização das Nações Unidas (supostamente) para prevenir o acontecimento de um Terceiro Impacto, o que significaria o fim da humanidade: a NERV, sediada na cidade de Tokyo-3. Esse evento seria provocado por entidades que foram denominadas Anjos, que surgiriam para atacar a humanidade. O trabalho da NERV era impedi-los, através de robôs humanóides chamados Evangelions, que têm que ser pilotados por garotos de 14 anos.
Shinji, um garoto rejeitado pelo pai desde criança, cresceu na casa de um tutor até os 14 anos, quando foi chamado pelo pai para ir a Tokyo 3. Chegando à cidade, ele descobre que o único motivo para seu pai tê-lo chamado era para que ele pilotasse o Evangelion Unidade 01 e lutasse contra a invasão dos Anjos. Depois de alguma hesitação, Shinji concorda em pilotar. Depois de vários problemas e traumas, depois das batalhas contra os dois primeiros Anjos Shinji decide ir embora, mas acaba desistindo. Em seguida, ele conhece Rei Ayanami, a Primeira Criança, piloto do Evangelion Unidade 00. Ela é uma garota misteriosa e calada, que parece não ter vínculos afetivos com ninguém, exceto com o Comandante Ikari, pai de Shinji. Existe uma empatia entre ela e Shinji, mas nenhum dos dois consegue explicar de onde vem essa ligação.
A série dá uma guinada quando entra em cena Asuka Langley Souryu, a piloto do Evangelion Unidade 02. Asuka é uma garota de personalidade forte e isso tem um efeito visível sobre Shinji. Superdotada, Asuka já era graduada ao ir para o Japão, e, ao contrário de Shinji, tinha passado por um treinamento completo para pilotar o Evangelion. Mesmo assim, embora no início o seu desempenho seja bom, ela nunca consegue vencer um Anjo lutando sozinha, sempre precisando do auxílio da Unidade 01. Na verdade, em seu primeiro duelo contra um Anjo, Asuka lutou sozinha com seu Evangelion Unidade 02, mas Shinji estava junto à ela no comando, dentro do Plug.
A segunda guinada da série ocorre quando Touji é escolhido como a Quarta Criança, designado para pilotar o Evangelion Unidade 03. Ele aceita a oferta com a condição de que sua irmã mais nova, que se feriu no ataque do primeiro Anjo, seja transferida para as instalações hospitalares da NERV. A ativação da Unidade 03 não tem sucesso, porque ela foi invadida por um Anjo durante seu transporte para o Japão. Touji fica preso dentro da Unidade, e com as Unidades 00 e 02 fora de combate, cabe a Shinji detê-lo. Ele se recusa, pois sabe que existe alguém pilotando o Evangelion, embora ele ainda não saiba que se trata de Touji. Seu pai então ordena a ativação do "Dummy Plug", um sistema de controle automático do Evangelion, que quase mata Touji, provocando-lhe a perda da perna esquerda. Shinji se revolta e invade a NERV, mas logo é impedido e acaba se desligando da NERV pela segunda vez.
No entanto, o ataque repentino de outro Anjo o faz mudar de idéia, porque o poder desse Anjo é bem maior que o dos anteriores: com facilidade ele causa sérios danos às Unidades 00 e 02, e a Unidade 01 agora não aceita mais ser ativada com o dummy plug, nem com Rei no comando. Shinji, após ver a cabeça do Evangelion Unidade 02 de Asuka cair decepada ao seu lado, mais uma vez volta atrás em sua decisão e mais uma vez pilota o Evangelion contra o Anjo. Durante o combate, o cabo de energia é danificado e Shinji fica apenas com a energia de reserva para se movimentar com o Evangelion. A energia acaba e a batalha, que vinha sendo vencida por Shinji, fica nas mãos do Anjo. É então que, mais uma vez, a Unidade 01 se move sozinha, entrando em modo "berserk" e destrói o Anjo, devorando-o em seguida. Shinji atinge uma taxa de sincronia acima de 400% com o Evangelion, e é absorvido em seu organismo.
Embora a tentativa de resgatá-lo falhe, ele consegue retornar de uma maneira desconhecida.
Enquanto isso, a taxa de sincronia de Asuka vinha caindo consistentemente, e no último combate em que consegue taxa de sincronia com a Unidade 02, Asuka é atacada mentalmente por um Anjo. Esse Anjo é derrotado por Rei, que atira a Lança de Longinus, destruindo-o. No ataque seguinte, Asuka já nem consegue mais manter taxa de sincronia suficiente para fazer com que o Evangelion se mova, e o Anjo a ignora, atacando Rei ao invés disso. O Comandante Ikari suspende o congelamento da Unidade 01 e a envia para resgatar Rei, mas quando ela percebe que o Anjo está se fundindo a Shinji também, ela se sacrifica absorvendo todo o Anjo e detonando a Unidade 00.
Asuka, em profunda crise existencial, tenta se matar, porque não vê mais sentido em sua vida. Rei, presumida morta quando a Unidade 00 explodiu, reaparece milagrosamente, mas não se lembra do que aconteceu. "Provavelmente porque sou a terceira", diz.
Isso dá início a uma série de eventos que fazem com que a verdade sobre Rei seja revelada, e o verdadeiro objetivo da NERV e do Comandante Ikari seja posto em dúvida. Ritsuko revela a Shinji e Misato que Rei é o núcleo do sistema dummy plug, e destrói todas as cópias existentes, alegando que nenhuma daquelas é realmente humana, mas apenas "objetos com forma humana", cascas sem alma - apenas Rei tem uma alma. Isso traz à tona a verdade a respeito da Primeira Criança: ela é uma cópia feita a partir dos restos do corpo de Yui Ikari, a mãe de Shinji, quando ela foi absorvida pelo Evangelion Unidade 01.

Dublagem

Japão
Shinji Ikari - Megumi Ogata
Rei Ayanami - Megumi Hayashibara
Asuka Langley Soryu - Yuko Miyamura
Touji Suzuhara - Tomokazu Seki
Hikari Horaki - Junko Iwao
Kensuke Aida - Tetsuya Iwanaga
Kaworu Nagisa - Akira Ishida
Misato Katsuragi - Kotono Mitsuishi
Makoto Hyuuga - Hiro Yuuki
Yui Ikari - Megumi Hayashibara
Pen Pen - Megumi Hayashibara
EVA-01 (Berserker Mode) - Megumi Hayashibara

Brasil
Estúdio - Mastersound
Shinji Ikari - Fábio Lucindo
Rei Ayanami - Priscila Concépcion
Asuka Langley Soryu - Fernanda Bullara
Misato Katsuragi - Vanessa Alves
Touji Suzuhara - Vagner Fagundes
Kensuke Aida - Rafael Meira
Hikari Horaki - Márcia Regina
Kaworu Nagisa - Yuri Chesman
Ryouji Kaji - Cassius Romero
Dra. Ritsuko Akagi - Cecília Lemes
Makoto Hyuuga - Alexandre Marconatto
Maya Ibuki - Fátima Noya
Kouzou Fuyutsuki - João Batista
Kyoko Zeppelin Soryu - Raquel Marinho
"Papa" (pai da Asuka) - Sérgio Corsetti
Professor do Shinji - Gileno Santoro

Trilha Sonora

Tema de Abertura
Zankoku na Tenshi no Teeze (Cruel Angel's Thesis) - Yoko Takahashi

Tema de Encerramento
Fly Me to the Moon - Claire (versão normal)
Fly Me to the Moon - Megumi Hayashibara (episódios 5, 6, 23, 25, 26)
Fly Me to the Moon (versão -4 Beat) - Yoko Takahashi (episódios 7 e 12)
Fly Me to the Moon (versão Bossa Techno) - Aya (episódios 8 e 22)
Fly Me to the Moon (versão Acid Bossa) - Yoko Takahashi (episódios 9 e 13)
Fly Me to the Moon - Yoko Takahashi (episódios 10, 14, 21)
Fly Me to the Moon (versão -4 Beat) - Instrumental (episódio 15)
Fly Me to the Moon - Instrumental (episódios 16 e 24)
Fly Me to the Moon (versão Aki Jungle) - Aki (episódio 17)
Fly Me to the Moon (versão -B22 A-Type) - Instrumental (episódio 20)

Filmes
Death & Rebirth tem 87 Minutos (1h 27min)
The End of Evangelion tem 90 Minutos (1h 30 min

MUCC, Mukku, ムック


Biografia
Mucc iníciou em Maio de 1997. Sua formação era: TATOO no vocal, Miya na guitarra, Hiro no baixo e Satochi na bateria. Eles conseguiram um contrato com a gravadora Misshitsu Neurose, a qual também era a gravadora do cali=gari no começo de sua carreira, então por isso que o cali=gari é chamado de Mucc's "Big Brothers". Eles não perdem muito tempo, e dentro de poucos meses, em Dezembro, eles lançam seu primeiro demotape chamado "NO!", o qual foi distrubuído em um concerto somente.
Em Março de 1998, eles lançaram um demotape chamado "Aika", e em Dezembro outro demotape: "Tsubasa wo kudasai". Que foi limitado a apenas 100 cópias, e elas foram distribuidas gratuitamente em um show.
Em Fevereiro de 1999, eles tiveram seu primeiro show one-man na Mito-Lighthouse. Eles também lançaram seu quarto demotape "Shuuka". Em torno desse tempo, Hiro decide deixar a banda e em uma semana depois, Yukke o substitui. Em Dezembro eles lançam seu primeiro álbum, "Antiiku".
Em 2000, eles obtiveram mais atenção da impressa, e alguns artigos em revistas como Fool's Mate e Shoxx. Em Agosto, TATOO mudou seu nome para "Tatsurou". Ele alegou que TATOO tinha morrido, e queria ser chamado pelo seu nome verdadeiro.
No mesmo ano, eles lançaram uma segunda versão de "Antiiku", e um single chamado "Syouho/Hatsu" Eles também tinham a canção "Non Standard file" na compilação do álbum. Em Agosto eles mudaram o nome da banda de Mucc para Mukku em Katakana.
Parece que o ano de 2001 foi bastante ocupado para o Mucc, porque eles lançaram o álbum "Tsuuzetsu" e pouco depois "Tsuuzetsu "Insyouchigai"", os singles "Akaban" e "Aoban", e um mini-album chamado "Aishuu". Eles também participaram em alguns TV shows, como o Hot Wave e o Jee Jee Trap.
Em 2002 eles iniciaram seu próprio selo, Shu, sob Danger Crue Inc. Eles também lançaram um maxi-single, "Fu wo tataeru shou", e o single limitado "Suisou" que foi vendido por eles mesmo no Like an Edison em Shinjuku. Em Junho eles lançaram a edição regular de "Fu wo tataeru Shou" e em Setembro eles lançaram o album "Homura Uta", que foi vendido muito rapidamente. Como um resultado, foi lançado uma segunda prensagem somente um mês depois, em Outubro.
Em Maio de 2003 eles lançaram o maxi-single "Ware, arubeki basho". Que foi disponível em três diferentes versões chamadas "A type", "B type" e "C type".
Um pouco depois eles assinaram um contrato com o selo da Universal Music. Mas eles não deixaram seu próprio selo, a Universal Music apenas distribuiu seus CDS. Eles lançaram o album "Zekuu" em Setembro. Alguns dos fãs pareceram estar ligeiramente desapontados com este album e preferiram o antigo trabalho deles.
Eles fizeram uma turnê para a promoção do album, e o último show foi realizado no Tokyo Bay NK Hall [6000 pessoas]. Um DVD deste memorável concerto foi lançado poucos meses depois.
No último mês de 2003 eles participaram do Beautifool's Festival, organizado pela Fool's Mate, entre outras bandas como Gazette, Deadman e Miyavi.
Eles iniciaram 2004 com 10 performances em Janeiro em casas de shows e por toda Tóquio. E foi um sucesso, mais uma vez! Em Fevereiro, eles lançaram o single "Rojiura boku to kimi e". Eles realizaram outra turnê em Abril, e em Junho, eles lançaram outro maxi-single, "Monochro no Kenshiki". Por causa disso, a banda teve um mini-concerto surpresa de 20 minutos.
Em Setembro, eles lançaram um novo album, "kuchiki no tou", e no outono eles fizeram uma turnê para este album também. Em Dezembro eles lançaram um album chamado "Live at roppongi" que é uma versão ao vivo do "Kuchiki no tou".
Em Dezembro eles também lançaram um DVD chamado "MUCC History DVD the worst". Este DVD contém trechos de vários shows do Mucc, tanto indie como major, discografia, PVs e outros materiais do Mucc!
Em 2005 lançam 3 maxi-singles, Kokoro no naimachi, Ame no orchestra e Saishuu Ressha, dois albuns Houyoku e LIVE AT ROPPONG. Em 2006 Lançaram o DVD Tonan No Hoyuoku, dois álbuns o '6' e o Cover parade, que foi um cd de cover de várias bandas. Também lançaram 4 singles, gerbera, Ryuusei, Utagoe e Horizont. e lançaram no mês de dezembro o álbum Gokusai e o DVD 666.

Discografia

ALBUM & MINI-ALBUM

2006-12-06 - Gokusai (CD - album)
2006-04-26 - 6 (CD - album)
2005-11-23 - Houyoku (Limited press) (CD - album)
2005-11-23 - Houyoku (1st press) (CD - album)
2005-11-23 - Houyoku (CD - album)
2005-01-26 - LIVE AT ROPPONGI (CD - album)
2004-10-31 - LIVE AT ROPPONGI (CD - album)
2004-09-01 - Kuchiki no tou (regular version) (CD - album)
2004-09-01 - Kuchiki no tou (limited version) (CD - album)
2004-08-17 - Homura Uta (3rd press) (CD - album)
2003-09-03 - Zekuu (limited version) (CD - album)
2003-09-03 - Zekuu (regular version) (CD - album)
2002-10-18 - Homura Uta (regular version) (CD - album)
2002-09-06 - Homura Uta (CD - album)
2002-06-10 - Tsuuzetsu (regular version) (CD - album)
2001-12-25 - Aishuu (CD - album)
2001-06-17 - Tsuuzetsu ~ Inshou Chigai ~ (CD - album)
2001-01-07 - Tsuuzetsu (2nd edition) (CD - album)
2000-06-09 - Antique (2nd edition) (CD - album)
1999-12-25 - Antique (CD - album)
SINGLE & MAXI-SINGLE
2006-11-08 - Horizont(CD - single)
2006-08-09 - Utagoe (CD - single)
2006-05-24 - Ryuusei (CD - maxi-single)
2006-05-24 - Ryuusei (CD + DVD - maxi-single)
2006-02-15 - Gerbera (CD + DVD - maxi-single)
2006-02-15 - Gerbera (CD - single)
2005-10-19 - Saishuu Ressha (CD - maxi-single)
2005-06-08 - Ame no orchestra (CD - maxi-single)
2005-03-30 - Kokoro no naimachi (CD - maxi-single)
2004-06-09 - Monokuro no keshiki (CD - maxi-single)
2004-02-25 - rojiura boku to kimi e (CD - maxi-single)
2003-05-21 - Ware, Arubeki Basho (Type C) (CD - maxi-single)
2003-05-21 - Ware, Arubeki Basho (Type B) (CD - maxi-single)
2003-05-21 - Ware, Arubeki Basho (Type A) (CD - maxi-single)
2002-06-10 - Fu wo Tataeru Uta (CD - maxi-single)
2002-06-09 - Suisou (CD - maxi-single)
2002-01-21 - Fu wo Tataeru Uta -limited edition- (CD - maxi-single)
2001-07-15 - Akaban (CD - maxi-single)
2001-07-15 - Aoban (CD - maxi-single)
2000-06-09 - Syouhu/Hai (CD - maxi-single)

DVD

2006-12-20 - 666 (DVD - concert)
2006-03-29 - Tonan no Houyoku (DVD - concert)
2004-12-22 - MUCC history DVD the worst (DVD - making of)
2003-12-10 - MUCC 2003 natsu no Tour [nihon rettou konton heisei shinnoju] Final NK (DVD - concert)
BOOK
2005-03-25 - Shounen M (book - art-book)
2005-02-22 - kRayzi yeaR(s) (book - art-book)

DEMO

1999-07-24 - Aka (tape - demo tape)
1999-02-14 - Shuuka (tape - demo tape)
1998-12-01 - Tsubasa wo Kudasai (tape - demo tape)
1998-03-00 - Aika (tape - demo tape)

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Animes


Anime (アニメ, Anime? por vezes escrito Animé ou Animê) é o nome dado à animação japonesa. A palavra Anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão.

História


Com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e, influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna. Havia negociantes que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e outros.
Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais tarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950, influenciados pela mídia que vinha do ocidente, diversos artistas e estúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental.
Na época em que o mangá reinava como mídia nasceram os pioneiros animes de sucesso: Hyakujaden (A Lenda da Serpente Branca) estreou em 22 de outubro de 1958, primeira produção lançada em circuito comercial da Toei Animation, divisão de animação da poderosa Toei Company e Manga Calendar, o primeiro animê especialmente feito para televisão, veiculado pela emissora TBS com produção do estúdio Otogi em 25 de junho de 1962, que teve duração de dois anos.
Logo em seguida, em 1 de janeiro de 1963, é lançado Tetsuwan Atom, também conhecido como Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka, já com a estética de personagens de olhos grandes e cabelos espetados vinda da versão impressa. Astro Boy acabou tornando-se o propulsor da maior indústria de animação do mundo, conquistando também o público dos Estados Unidos. Tezuka era um ídolo no Japão e sua popularidade lhe proporcionou recursos para investir em sua própria produtora, a Mushi Productions. Outras produtoras investiram nesse novo setor e nasceram clássicos do anime como Oitavo Homem (Eight Man), Super Dínamo (Paa Man), mas ainda com precariedade e contando com poucos recursos, diferente das animações americanas.
Segundo Alexandre Nagado, "[...] em 1967 surge o primeiro anime com grande projeção fora do Japão, Speed Racer (Maha Go Go Go, 1967), que apesar de produção pobre, se destacava por ângulos de cena inovadores e muita criatividade nas histórias. Não por acaso, virou sucesso no mundo inteiro e até hoje é muito cultuado. Neste ano estrearam 14 séries, sem contar os desenhos que já estavam em produção anteriormente. Dentre os clássicos daquele ano, A Princesa e o Cavaleiro (Ribbon no Kishi) e Fantomas (Ogon Batto) marcaram época também por suas trilhas sonoras de nível cinematográfico. No cinema, o número de produções era menor (apenas quatro em 1967), mas foi aumentando aos poucos.
Na década de 1970, houve uma grande explosão de títulos. Além de animes para crianças pequenas (Kodomo) e outros para meninas (Shoujo), ocorreu também uma grande febre de desenhos com robôs gigantes (Mecha), graças ao sucesso de Mazinger Z (1972), criação do desenhista Go Nagai e grande sucesso entre o público infanto-juvenil. Com diversos títulos para serem vistos na televisão em episódios semanais, muitos sendo exportados para outros países e com algumas obras sendo lançadas nos cinemas, o animê mostrava que tinha chegado para ficar."
Nos anos 70, os studios Tatsunoko, criadores de Speed Racer, criaram um título chamado Gatchaman, que no Ocidente foi chamado de Battle of the Planets, que fez sucesso, assim como o próprio Speed Racer, e foi um dos animes de grande successo no mundo.
Os animes mais conhecidos atualmente são: Pokémon, One Piece, Dragon Ball Z, Naruto ,Inuyasha e outros.


Características

Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena e a abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção científica, aventura, terror, infantil, romance, etc. É bastante comum, mesmo nas produções infantis, se encontrar situações de humor adultas.
Há também na animação japonesa grande presença de personagens andróginos e da homossexualidade, geralmente sutil. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e andróginos com heteros. Mas fora deste contexto, como aqui no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens.
Em muitas produções podemos conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos, porém apenas utilizados em cenas de comédia. Alguns exemplos seriam:
Gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento.
Dentes e chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade.
Diminuição súbita do personagem representando vergonha.
Nervos estilizados na testa de um personagem, também representando raiva.


Mangás


O mangá ou manga (漫画, Manga) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos japonesas, o seu estilo próprio de desenho e o movimento artístico relacionado. No Japão designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.


História

Os mangás têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.) com a aparição dos primeiros rolos de pintura japoneses: os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura.
A partir da metade do século XII, surgem os primeiros emakimono com estilo japonês, do qual o Genji monogatari emaki é o representante mais antigo conservado, sendo o mais famoso o Chojugiga, atribuído ao bonzo Kakuyu Toba. O Chojugiga está guardado no templo de Kozangi em Quioto. Nesses últimos surgem, diversas vezes, textos explicativos após longas cenas de pintura. Essa prevalência da imagem assegurando sozinha a narração é hoje uma das características mais importantes dos mangás.
No período Edo, em que os rolos são substituídos por livros, as estampas eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias, mas rapidamente surgem livros para ver em oposição aos livros para ler, antes do nascimento da estampa independente com uma única ilustração: o ukiyo-e no século XVI. É, aliás, Katsushika Hokusai o precursor da estampa de paisagens, nomeando suas célebres caricaturas publicadas de 1814 à 1834 em Nagoya, cria a palavra mangá — significando "desenhos irresponsáveis" — que pode ser escrita, em japonês, das seguintes formas: Kanji (漫画, Kanji), Hiragana (まんが, Hiragana), Katakana (マンガ, Katakana) e Romaji (Manga).

De estampas a quadrinhos

Os mangás não tinham no entanto sua forma atual que surge no início do século XX sob influência de revistas comerciais ocidentais, provenientes dos Estados Unidos. Tanto que chegaram a ser conhecidos como Ponchi-e (abreviação de Punch-picture) como a revista britânica, origem do nome, Punch magazine (Revista Punch), os jornais traziam humor e sátiras sociais e políticas em curtas tiras de um ou quatro quadros. Diversas séries comparáveis as de além-mar surgem nos jornais japoneses: Norakuro Joutouhei (Primeiro Soldado Norakuro) uma série antimilitarista de Tagawa Suiho, e Boken Dankichi (As aventuras de Dankichi) de Shimada Keizo são as mais populares até a metade dos anos quarenta quando toda a imprensa foi submetida à censura do governo, assim como todas as atividades culturais e artísticas. Entretanto, o governo japonês não hesitou em utilizar os quadrinhos para fins de propaganda.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Asian Kung-Fu Generation


Asian Kung-Fu Generation é uma popular banda de J-Rock. Composta por Takahiro Yamada(baixista e vocal), Masafumi Gotoh(vocalista e guitarrista), Kensuke Kita(guitarrista e vocal) e Kiyoshi Ijichi(baterista). A banda já teve dois sucessos como aberturas de conhecidos animes.
遥か彼方 (Haruka Kanata) foi a segunda abertura de Naruto, リライト (Rewrite) tomou posto como a quarta abertura de Fullmetal Alchemist. E recentemente, After Dark, se tornou a sétima abertura de Bleach.




Biografia


Não é de hoje que a música japonesa vem ganhando espaço entre o público ocidental, e boa parte disso se deve à vasta popularização dos animes e à influência cultural que eles arrastam para esta parte do mundo.
Um ótimo exemplo disso é a banda de rock, ou melhor jrock, Asian Kung-Fu Generation – abreviando ao melhor estilo japonês: Ajikan. O grupo emplacou músicas em dois dos animês mais populares de todos os tempos. É deles a segunda abertura de Naruto (Haruka Kanata) e a quarta introdução de Fullmetal Alchemist (Riraito). Mas as coisas nem sempre foram assim tão fáceis...
No ano de 1996, na faculdade, Kensuke Kita, Takahiro Yamada e Masafumi Gotō se conheceram e formaram a banda; tempos depois Kiyoshi Ijichi, até então baterista de outro grupo universitário, se juntou a eles. Como todo músico que não tem um empresário poderoso e nem dinheiro para o jabá, eles ralaram muito até surgir alguma oportunidade, tocaram músicas próprias com letras em inglês em bares e festivais até 2000, quando gravaram sua primeira música em japonês e distribuíram fitas K7 (lembra disso?) para praticamente todas as rádios de rock. Um DJ gostou do som e passou a tocá-lo em seu programa. Com o sucesso dessa música, a banda conseguiu fechar contrato com a Sony Music e, em 2002, lançou o mini álbum Houkai Amplifier. Desde então, o volume de fãs do grupo só cresceu.
Os gostos pessoais do quarteto são basicamente rock e rock alternativo, o que ajuda a justificar o estilo musical e visual do Ajikan. As três características mais marcantes do grupo são definitivamente: a aparência quase nerd, à la Weezer; um vocal que surpreende por ser agradavelmente desafinado; e um poderoso contrabaixo que, de tão característico, se tornou a marca da banda.
Asian Kung-Fu Generation tem músicas fortes, que geralmente carregam sentimentos tristes, mas é como se suas canções fossem cartas melancólicas que já trouxessem o nó da garganta desatado e o grito devidamente desentalado, não deixando espaço para qualquer agonia. Ouvir Ajikan é um interessante passeio pelos sentimentos humanos, que transpõe a barreira da compreensão da língua e garante satisfação mesmo para quem normalmente não gosta de música japonesa ou animê.

Discografia

Singles

Cover
Informação
Venda
1stSingle
未来の破片
Mirai no Kakera
Lançamento: 06/08/2003
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 34th
2ndSingle
君という花
Kimi to iu Hana
Lançamento: 16/10/2003
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 14th
3rdSingle
サイレン
Siren
Lançamento: 14/04/2004
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 2nd
4thSingle
ループ&ループ
Loop & Loop
Lançamento: 19/05/2004
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 8th
5thSingle
リライト
Rewrite
Lançamento: 04/08/2004
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 4th
6thSingle
君の街まで
Kimi no Machi Made
Lançamento: 23/09/2004
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 3rd
7thSingle
ブルートレイン
Blue Train
Lançamento: 30/11/2005
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 5th
8thSingle
ワールドアパート
Word Apart
Lançamento: 15/02/2006
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 1st
9thSingle
或る街の群青
Aru Machi no Gunjou
Lançamento: 29/11/2006
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 4th

Mini-Albums

Cover
Informação
Venda
1stMiniÁlbum
崩壊アンプリファー
Houkai Amplifer
Lançamento: 23/04/2003
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 45th

Albums

Cover
Informação
Venda
1stÁlbum
君繋ファイブエム
Kimi Tsunagi Five M
Lançamento: 19/11/2003
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 5th
2ndÁlbum
ソルファ
Sol-fa
Lançamento: 20/10/2004
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 1st
3rdÁlbum
ファンクラブ
Funclub
Lançamento: 15/03/2006
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon: 3rd

Single Compilation

Cover
Informação
Venda
1stSingleCompilation
フィードバックファイル
Feedback File
Lançamento: 25/10/2006
Formato: CD5", CD5"+DVD
Top Ranking Oricon: 3rd

Compilation


Cover
Informação
Venda
1stCompilation
ASIAN KUNG-FU GENERATION presents NANO-MUGEN COMPILATION
ASIAN KUNG-FU GENERATION presents NANO-MUGEN COMPILATION
Lançamento: 08/06/2005
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon:
2ndCompilation
ASIAN KUNG-FU GENERATION presents NANO-MUGEN COMPILATION 2006
ASIAN KUNG-FU GENERATION presents NANO-MUGEN COMPILATION 2006
Lançamento: 05/07/2006
Formato: CD5"
Top Ranking Oricon:

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

L'arc~en~ciel


L'Arc~en~Ciel (ラルク アン シエル), também conhecida como Laruku (ラルク), é uma popular banda de rock japonesa (ativa desde 1991) que consiste em quatro integrantes. O nome L'Arc en Ciel significa O arco-íris, em francês.

A banda já teve diversas participações em animes. "the Fourth Avenue Cafe" foi usada como canção de encerramento de Rurouni Kenshin; "Blurry Eyes" como a abertura de DNA², 虹 (Niji) como a música tema do longa de Rurouni Kenshin; "READY STEADY GO", como a segunda abertura de Fullmetal Alchemist e "Driver's High" como primeira abertura de GTO (Great Teacher Onizuka).
O L'Arc começou as suas atividades em 1991, com o vocalista Hyde, o guitarrista Hiro, o baixista Tetsu e o baterista Pero, em Osaka. No início o grupo apostava no Visual Kei, estilo de se vestir andrógino e carregado em maquiagem, bastante comum no oriente e inspirado no movimento glam britânico e norte-americano. Outra curiosidade está na grafia em minúsculo no nome de seus integrantes.
Em 1992, o guitarrista hiro foi substituido por um amigo de tetsu, Ken. O músico abandonou a faculdade de arquitetura em Nagoya para se dedicar exclusivamente ao L’Arc~en~Ciel. Com a nova formação, a banda teve uma faixa gravada em uma coletânea chamada Gimmick, que ajudou a impulsionar o lançamento do primeiro single, Flood of Tears.
Antes da virada do ano, no dia 30 de dezembro, o L'Arc~en~Ciel sofreu com mais uma baixa : o baterista pero deixou o grupo depois de um show no Osaka Music Hall. Em busca de um substituto, tetsu foi até a capital japonesa, Tóquio, buscar Sakura. O primeiro album da banda foi lançado em 1993: Dune, alcançou o primeiro lugar de artistas independentes da Oricon, algo como a Billboard japonesa.
Correndo para o sucesso, o quarteto escolheu se mudar para Tóquio e lá ganhou o status de major, em 1994, quando a Sony lançou o álbum Tierra. A grande surpresa para o L’Arc~en~Ciel foi o disco True, de 1996. O CD chegou a vender um milhão de cópias. Trata-se do divisor de águas da carreira da banda. Os álbuns anteriores tinham sido elogiados, já demonstrando a qualidade das composições, mas True conseguiu definir o som da banda, mostrando elementos característicos, novos e surpreendentes.
Em 1997, o baterista Sakura foi preso por porte de droga. Sem um substituto, o L’Arc cancelou o lançamento do single The Fourth Avenue Cafe e, por consequência, teve uma música desse trabalho retirada da trilha sonora do anime Samurai X. O novo baterista chamado Yukihiro, veio de um grupo chamado Die in Cries e já entrou no L'Arc~en~Ciel gravando um disco ao vivo, Reincarnation 97, Live in Tokyo Dome, de 1997.
Após esse recomeço, a banda foi reconquistando os fãs e fazendo novos álbuns, ganhando prêmios e sendo reconhecida mas mudialmente, com diversos shows em outros países da Ásia. Vieram os álbuns gêmeos: Ark e Ray, sendo lançados ao mesmo tempo, depois o Real em 2000. Depois do Real, a banda entrou em um intervalo de aproximadamente 2 anos.
Durante esse período os intregrantes trabalharam em suas carreiras solos: Hyde (Hyde[ist]), Ken (Sons Of All Pusys), Tetsu (Tetsu69) e Yukihiro (Acid Android). Em 2003 para celebrar seu retorno, foram feitos 7 shows em shibuya, e durante os shows, foi anunciando o retorno definitivo: o album SMILE.
Então em 2004, eles retornam com o álbum SMILE. Com músicas mais ocidentalizadas e algumas letras em inglês, acabam por estourar mais uma vez na mídia e reconquistar todos os fãs, muito devido à canção Ready Steady Go, que fez parte da abertura do animê Full Metal Alchemist. Fazem a SMILE TOUR por todo o Japão, e um show inédito nos Estados Unidos ainda nesta turnê.
Em 2005, lançam o álbum AWAKE, inovando mais uma vez e seguindo um pouco da linha do seu antecessor. A turnê percorre todo o páis do sol nascente e a banda até faz shows pela Ásia. Awake torna-se um dos álbuns favoritos dos fãs da banda, devido à qualidade impecável de todas as canções.
Em 2006, a banda deu um breve pausa, dando prioridade para os projetos solos. Em abril desse mesmo ano, lançaram o DVD Asia live 2005. Para comemorar o aniverssário de 15 anos da banda, organizaram o mini-evento: L'Arcafe, neste evento exibiram vídeos inéditos além da venda de produtos. Os membros organizaram um cardápio especial super criativo, os nomes das bebidas eram parte de alguns títulos de música (Feeling Fine, Dive to Blue, Ready Steady Go,...) e quatro pratos diferentes (hyde plate, ken plate, tetsu plate, yukihiro plate). Além do evento, a banda fez o re-lançamento de 15 singles: de Blurry eyes até Forbidden Lover, incluindo o single the fourth avenue cafe. Em novembro, a banda surpreendeu os fãs com um show em comemoração do aniverssário: L'Arc~en~Ciel 15th L'Anniversary no Tokyo Dome. Em dezembro, os álbuns Ark e Ray foram relançados numa edição limitada (CD+DVD) de anverssário cujos DVDs contém o mesmo material exibido no L'Arcafe.
Em 2007, mais produtos fora lançados. Ainda em fevereiro, foi lançado o DVD CHRONICLE 0-ZERO-. Em março, a banda fez sua primeira apresentação na tv, durante o programa do POP JAM (por sinal, o último programa). Anunciaram para o mês de abril, a música Shine, ela estará na abertura do anime Seirei no Moribito (精霊の守り人). Após um logo período de espera, finalmente, a banda lança material novo: o single SEVENTH HEAVEN.

Malice Mizer


Malice Mizer foi uma das bandas que mais influenciou a história do movimento conhecido como Visual kei. Uma das bandas mais conhecidas do J-Rock, Malice Mizer, como algumas bandas, passou por etapas e mudanças, tanto na formação como em suas principais caracteristicas musicais, passando de uma sonoridade mais barroca e até mesmo góticas.
As fazes do Malice Mizer são conhecidas como Eras, definidas principalmente pelos diferentes vocalistas.


Depois do Malice Mizer
Com o fim da banda cada um dos membros seguiu sua direção na música. Mana formou o projeto solo Moi dix Mois e continuou os trabalhos de sua gravadora, a Midi:Nette; Közi se juntou ao Eve of Destiny e agora se encontra em carreira solo; Gackt iniciou uma carreira solo como cantor e hoje é um dos artistas de mais sucesso no Japão; Tetsu passou por quatro bandas desde a saida do Malice Mizer em 1994 e atualmente está na banda nil e possui uma carreira solo;Klaha iniciou carreira solo também; o paradeiro de Yu~kié desconhecido.

Discografia


Na maioria dos casos o título em japonês é citado primeiro, seguido pelo título em romaji entre os colchetes.

Fitas demo


1992
Sans Logique (10/31)
1993
SADNESS / SPEED OF DESPERATE (data exata desconhecida)
Sadness (4/05)
The 1th Anniversary (10/12)

Compactos


1995
麗しき仮面の招待状 [Uruwashiki kamen no shotaijo] (12/10)
1996
ma chérie 〜愛しい君へ〜 [ma chérie —Itoshii kimi e—] (10/10)
1997
ヴェル・エール〜空白の瞬間の中で〜 [Bel Air —Kuhaku no toki no naka de—] (7/19)
au revoir (12/3)
1998
月下の夜想曲 [Gekka no yasoukyoku] (2/21)
ILLUMINATI [ P-type ] (5/20)
Le ciel 〜空白の彼方へ〜 [Le Ciel —Kuhaku no kanata e—] (9/30)
1999
再会の血と薔薇 [Saikai no chi to bara] (11/3)
2000
神話 [Shinwa] (2/1) - memorial box for Kami
虚無の中での遊戲 [Kyomu no naka de no yuugi] (5/31)
白い肌に烂う愛と哀しみの輪舞 [Shiroi Hada Ni Kuruai To Kanashimi No Wamai (Rondo)] (7/26)
2001
Gardenia (5/30)
Beast Of Blood (6/21)
Garnet 〜禁断の園へ〜 [Garnet —Kindan no Sono e—] (11/30 Álbuns
memoire (24 de julho de 1994)
memoire DX (24 de dezembro de 1994) - reissue with bonus track
Voyage 〜sans retour〜 (7 de junho de 1996)
merveilles (18 de março 1998)
薔薇の聖堂 [Bara no Seidou] (23 de agosto de 2000)

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

GLAY


GLAY é uma das bandas de música mais populares do Japão. Movimenta grandes públicos com seus shows e é considerada um dos principais nomes da música japonesa.

História

O começo

Por volta de 1988, na cidade de Hakodate (em Hokkaido), TAKURO, ainda um estudante colegial, tocava guitarra em uma banda de Punk-rock chamada "Guest-apo". No entanto, TAKURO queria ter liberdade para tocar músicas pesadas e baladas, assim como para escrever letras sobre diversos temas. Assim, TAKURO saiu da banda e, juntamente com o baixista resolveu começar uma nova. TAKURO chamou TERU, que era um amigo de escola, para ser o baterista. TERU aceitou o convite, e foi aí que começou o GLAY.
Mas a banda ainda precisava de um vocalista. Certo dia, TERU gravou uma fita demo das músicas do GLAY como vocalista e a entregou a TAKURO. Este, ao ouvir a fita, percebeu que aquela seria a voz ideal para o grupo. Dessa forma, TERU deixou a função de baterista para assumir os vocais. Ainda na escola, TAKURO conheceu HISASHI, que era o guitarrista de uma outra banda punk, chamada "Ari". TAKURO achou que seria bom se HISASHI fosse guitarrista do GLAY e o convidou.
Após concluírem os estudos, TERU, TAKURO e HISASHI mudaram-se para Tóquio, pois achavam que teriam melhores oportunidades por lá. O baixista e o baterista da banda não quiseram ir, por isso eles arrumaram outro baixista e baterista. Vários baixistas e bateiristas passaram pela banda na época. Mesmo depois do debut, a banda trocou duas vezes de bateristas. Em 1995,o GLAY tornou-se um quarteto e a posição de baterista passou a ser ocupada por um músico de apoio. Ironicamente, desde então, esse músico tem sido sempre o mesmo: Toshi Nagai.
Eles tiveram muita dificuldades no começo em Tóquio, sem ter noção de como era a vida em uma metrópole e também com frequentes problemas financeiros. Para poder se manter, faziam vários trabalhos temporários. Muitas casas de espetáculos não os deixavam se apresentar, por eles não serem "visuais" o suficiente ou "pop" o suficiente. Hoje, eles referem-se a essa época como o "período negro" da história da banda."
Em um show em Hakodate, o GLAY tocou junto com uma outra banda local, o Pierrot (que não é o conhecido PIERROT de Kirito e cia.). Nesse show, eles conheceram JIRO, o baixista, e sugeriram que a banda fosse para Tóquio. Um ano depois, o Pierrot foi para Tóquio, mas acabou se desfazendo. Quando encontrou JIRO, TAKURO o convidou para tocar no GLAY. JIRO não aceitou a idéia de imediato, mas TAKURO pediu para ele tocar só um show com eles. JIRO aceitou, tocou e acabou ficando na banda.
Aos poucos, o GLAY começou a fazer sucesso nas casas de show. Em 1993, durante um dos shows do GLAY em Tóquio, uma pessoa especial estava na platéia. Era YOSHIKI, hoje ex-X JAPAN, dono do selo Extasy Records. YOSHIKI gostou do show e o GLAY assinou um contrato com a Extasy. Em 1994, GLAY lança seu o primeiro single, "RAIN", com quase 150 mil cópias vendidas, e, simultaneamente, o primeiro álbum independente, "Hai to Daiyamondo", pela Extasy Records.

A consolidação da carreira


Em 1995, eles lançam "SPEED POP", o primeiro álbum por uma grande gravadora e também o primeiro de uma parceria com o conceituado produtor Masahide Sakuma que dura até hoje. O CD alcançou a 8ª posição no ranking de vendas da Oricon. Em 1996 eles lançam o segundo álbum, "BEAT Out!", que alcançou a 1ª posição no ranking da Oricon. Pouco depois, no mesmo ano, sai o álbum "BELOVED", alcançando, pela primeira vez na carreira da banda, a marca de 1 milhão de cópias vendidas.
O período entre 1996 e 2000 pode ser considerado o auge da banda. "HOWEVER", provavelmente seu maior hit, foi lançado em 1997, permanecendo durante semanas no topo do ranking semanal da Oricon e alavancando sua carreira que já era bem sucedida, colocando-os no topo das bandas japonesas. O impacto provocado pela banda não foi apenas musical: a banda também ficou famosa por seu visual, influenciando a moda, seja no modo de vestir dos jovens entre 16 e 25 anos, seja popularizando os cabelos espetados e coloridos. Até hoje é possível ver menção a eles por seus estilos de cabelo e ternos considerados "arrojados", embora a banda tenha adotado um visual muito mais comum recentemente.
A banda estabeleceu marcas importantes no cenário musical nesse período. O álbum "REVIEW ~ BEST OF GLAY" vendeu cerca de 5 milhões de cópias, sagrando-se recordista na época. Outro recorde foi estabelecido em 1999, quando aconteceu o GLAY EXPO '99 SURVIVAL. Além de uma grande exposição sobre a banda, foi realizado o show mais lotado da história do Japão, com 200 mil pessoas de público.
Concertos históricos, aliás, não faltam na carreira do GLAY. No ano de 2001, foi realizada a segunda edição do EXPO, O "GLAY EXPO 2001 GLOBAL COMMUNICATION", com público total de 280 mil pessoas nos três shows realizados. Em um deles, realizado em Kyushu, houve participação de artistas de vários países asiáticos, e durou a noite toda. No ano de 2002, além de conhecer o presidente chinês, a banda realizou um show solo na China, na cidade de Pequim (Beijing), em comemoração aos 30 anos de diplomacia entre China e Japão. Com público de 35 mil pessoas, eles conseguiram mais um recorde (show mais caro do país).
Para comemorar 10 anos de carreira (na indústria), foi promovida a terceira EXPO, "GLAY EXPO 2004 THE FRUSTRATED", que reuniu 100 mil pessoas. As comemorações, que duraram todo o ano, encerraram-se em março de 2005 com a turnê "10th anniversary year final ~ GLAY DOME TOUR 2005".

Crise com gravadora, trabalhos paralelos e um novo GLAY


Fora o GLAY DOME TOUR, a única novidade apresentada pela banda em 2005 foi uma parceria com o grupo de hip hop/dance EXILE, com a música "SCREAM". Além disso, apenas o envolvimento da banda em campanhas e eventos sociais marcaram o ano. A quase-pausa nas atividades propiciou a oportunidade de os integrantes se dedicarem a projetos paralelos.
Enquanto TAKURO parecia estar ocupado com a sua vida particular, os outros integrantes se dedicaram a outros trabalhos. HISASHI foi diretor musical em um evento de moda e TERU promoveu eventos grandes com seu programa de rádio. Ambos montaram a banda "rally", juntamente com Motokatsu Miyagami, da banda THE MAD CAPSULE MARKETS, e Koji Ueno, do Radio Caroline, e gravaram a música "Aku no Hana" para o CD tributo à banda BUCK-TICK.
A maior novidade, no entanto, foi a banda The Predators, parceria de JIRO com Sawao Yamanaka, da banda the pillows, e Shinpei Nakayama, do STRAIGHTENER. Por mais estranho que pareça, os integrantes tinham um acordo de não fazer trabalhos solo. JIRO foi o primeiro a quebrar o acordo e lançar um trabalho paralelo, abrindo as portas para que os outros fizessem o mesmo.
Embora a falta de atividades da banda tenha sido interpretada como um repouso do agitado ano anterior, foi revelado posteriormente que o quarteto havia rompido com a gravadora em maio de 2005, o que impediu o lançamento de novos trabalhos. Eles não comentam o assunto, mas sabe-se que seu empresário, um executivo da gravadora, roubou uma grande quantia de dinheiro da banda. A produção de novos trabalhos foi comprometida, pois o processo de desligamento da gravadora mostrou-se difícil e demorado. Mesmo depois de sair da Unlimited Records, a banda continua enfrentando dificuldades, pois os direitos autorais das músicas lançadas durante o período em que estiveram na gravadora pertencem à ela.
A volta da banda às atividades aconteceu com a turnê ROCK'N'ROLL SWINDLE, realizada em fevereiro de 2006 e produzida de forma independente pela própria banda, ganhando grande projeção na mídia. Marcando esse retorno, a banda lançou a campanha "Re-birth", promovendo seu "renascimento", com um GLAY que não é necessariamente diferente, mas é novo, e mais independente. Depois de muita especulação, a banda acabou assinando com a Capitol Records e tem como novo escritório a Amuse e o escritório criado pelo próprio TAKURO a "LOVER SOUL".
Como parte da campanha de retorno, saiu o single quádruplo "G4" e, em seguida, uma parceria com o veterano Kyosuke Himuro, ex-vocalista do BOØWY. Os shows KYOSUKE HIMURO + GLAY SWING ADDICTION 2006, realizaram-se nos dias 5 e 6 de agosto e foram precedidos pelo lançamento do single "ANSWER", que contou com a participação do ídolo.

Antique Cafe (AnCafe)


Miku (vo)Takuya (G)Kanon (Bs)Yuuki (Tc)Teruki (Dr)
Coloridos e “fofos” : Esse sempre foi a essência de sucesso da banda Antique Cafe, formada em 2003, sempre foi assim, como uma banda “normal” do Oshare Kei ? Nem um pouco.Talvez você não perceba, mas é 90% de certeza de que quando você pensa em Oshare Kei, o An Cafe vem em sua cabeça logo em seguida, mesmo que não goste deles, eles são a banda do estilo que mais faz sucesso dentro e fora no Japão.O mais legal da banda é que ela é bem simples, não é dificil tirar uma música do An Cafe, e (quase) todas as músicas são felizes e divertidas, até demais, chega a irritar as vezes mas ainda sim é uma caracteristica intrínseca das bandas Oshare, então dá pra acostumar numa boa.Mesmo sendo alegria o tempo todo, todos são bem profissionais e não costumam brincar tanto quanto deveriam, o novo single “Kakusei Heroism ~HERO WITHOUT A NAME~” comprova isso, e como a tendencia (pelo menos na teoria) é evoluir, o An Cafe vai crescer e se tornar ainda mais influente, com mais “cafekkos” e adimiradores.Infelizmente, há muitas pessoas que também tem preconceito com a banda justamente por ela ser “nyappy” demais, mas esqueça isso e baixe o Magnya Carta, ultimo album full lançado e tire suas próprias conclusões, se você gosta de musiquinhas viciantes e felizes, An Cafe vai te interessar bastante mesmo, e também baixe o mais novo single, para dar uma olhada na nova cara deles.
Miku (vo)Takuya (G)Kanon (Bs)Yuuki (Tc)Teruki (Dr)
Coloridos e “fofos” : Esse sempre foi a essência de sucesso da banda Antique Cafe, formada em 2003, sempre foi assim, como uma banda “normal” do Oshare Kei ? Nem um pouco.Talvez você não perceba, mas é 90% de certeza de que quando você pensa em Oshare Kei, o An Cafe vem em sua cabeça logo em seguida, mesmo que não goste deles, eles são a banda do estilo que mais faz sucesso dentro e fora no Japão.O mais legal da banda é que ela é bem simples, não é dificil tirar uma música do An Cafe, e (quase) todas as músicas são felizes e divertidas, até demais, chega a irritar as vezes mas ainda sim é uma caracteristica intrínseca das bandas Oshare, então dá pra acostumar numa boa.Mesmo sendo alegria o tempo todo, todos são bem profissionais e não costumam brincar tanto quanto deveriam, o novo single “Kakusei Heroism ~HERO WITHOUT A NAME~” comprova isso, e como a tendencia (pelo menos na teoria) é evoluir, o An Cafe vai crescer e se tornar ainda mais influente, com mais “cafekkos” e adimiradores.Infelizmente, há muitas pessoas que também tem preconceito com a banda justamente por ela ser “nyappy” demais, mas esqueça isso e baixe o Magnya Carta, ultimo album full lançado e tire suas próprias conclusões, se você gosta de musiquinhas viciantes e felizes, An Cafe vai te interessar bastante mesmo, e também baixe o mais novo single, para dar uma olhada na nova cara deles.Miku (vo)Takuya (G)Kanon (Bs)Yuuki (Tc)Teruki (Dr)
Coloridos e “fofos” : Esse sempre foi a essência de sucesso da banda Antique Cafe, formada em 2003, sempre foi assim, como uma banda “normal” do Oshare Kei ? Nem um pouco.Talvez você não perceba, mas é 90% de certeza de que quando você pensa em Oshare Kei, o An Cafe vem em sua cabeça logo em seguida, mesmo que não goste deles, eles são a banda do estilo que mais faz sucesso dentro e fora no Japão.O mais legal da banda é que ela é bem simples, não é dificil tirar uma música do An Cafe, e (quase) todas as músicas são felizes e divertidas, até demais, chega a irritar as vezes mas ainda sim é uma caracteristica intrínseca das bandas Oshare, então dá pra acostumar numa boa.Mesmo sendo alegria o tempo todo, todos são bem profissionais e não costumam brincar tanto quanto deveriam, o novo single “Kakusei Heroism ~HERO WITHOUT A NAME~” comprova isso, e como a tendencia (pelo menos na teoria) é evoluir, o An Cafe vai crescer e se tornar ainda mais influente, com mais “cafekkos” e adimiradores.Infelizmente, há muitas pessoas que também tem preconceito com a banda justamente por ela ser “nyappy” demais, mas esqueça isso e baixe o Magnya Carta, ultimo album full lançado e tire suas próprias conclusões, se você gosta de musiquinhas viciantes e felizes, An Cafe vai te interessar bastante mesmo, e também baixe o mais novo single, para dar uma olhada na nova cara deles.
Miku (vo)Takuya (G)Kanon (Bs)Yuuki (Tc)Teruki (Dr)
Coloridos e “fofos” : Esse sempre foi a essência de sucesso da banda Antique Cafe, formada em 2003, sempre foi assim, como uma banda “normal” do Oshare Kei ? Nem um pouco.Talvez você não perceba, mas é 90% de certeza de que quando você pensa em Oshare Kei, o An Cafe vem em sua cabeça logo em seguida, mesmo que não goste deles, eles são a banda do estilo que mais faz sucesso dentro e fora no Japão.O mais legal da banda é que ela é bem simples, não é dificil tirar uma música do An Cafe, e (quase) todas as músicas são felizes e divertidas, até demais, chega a irritar as vezes mas ainda sim é uma caracteristica intrínseca das bandas Oshare, então dá pra acostumar numa boa.Mesmo sendo alegria o tempo todo, todos são bem profissionais e não costumam brincar tanto quanto deveriam, o novo single “Kakusei Heroism ~HERO WITHOUT A NAME~” comprova isso, e como a tendencia (pelo menos na teoria) é evoluir, o An Cafe vai crescer e se tornar ainda mais influente, com mais “cafekkos” e adimiradores.Infelizmente, há muitas pessoas que também tem preconceito com a banda justamente por ela ser “nyappy” demais, mas esqueça isso e baixe o Magnya Carta, ultimo album full lançado e tire suas próprias conclusões, se você gosta de musiquinhas viciantes e felizes, An Cafe vai te interessar bastante mesmo, e também baixe o mais novo single, para dar uma olhada na nova cara deles.

GazettE




the GazettE (ガゼット) é uma banda japonesa de visual kei, formada em 10 de março de 2002 e que, atualmente, faz parte da gravadora PS Company, mesma compania responsável por artistas como: Miyavi, alice nine., Kra e Kagrra,.
Inicialmente, contava com: Ruki (vocal), Uruha (guitarra), Aoi (guitarra), Reita (baixo) e Yune (bateria). O primeiro single lançado foi Wakaremichi em 30 de abril de 2002 pela gravadora Matina. Em 21 de janeiro de 2003, Yune decide sair da banda. Não demorou muito até acharem outro baterista para a banda. Kai, amigo de Yune, se une ao Gazette. Um mês depois, eles assinam um contrato com a PS Company. Em 11 de fevereiro de 2006, Gazette realizou sua turnê Standing Live tour 2006 "Nameless Liberty.Six Guns"

Discografia

Álbuns e Minis-Álbuns


[2003.05.28] COCKAYNE SOUP
[2003.06.25] Akuyuukai
[2003.07.30] Spell Margarita
[2003.10.01] Hankou Seimeibun
[2004.03.30] MADARA
[2004.10.13] Disorder
[2005.08.03] GAMA
[2006.02.08] NIL
[2006.05.03] Dai Nippon Itan Geisha-teki Noumiso Gyaku Kaiten Zekkyou Ongenshuu
[2007.07.04] STACKED RUBBISH

Singles


[2002.04.30] Wakaremichi (Matina)
[2002.08.30] Kichiku Kyoushi - Dokushin 32-sai Dokushin no Nousatsu Kouza (Matina)
[2002.09.20] Gozen 0-ji no torauma RADIO (Matina)
[2002.12.25] Yougenkyou (Matina)
[2003.05.01] Kaleidoscope (PS Company)
[2004.07.28] Zakuro Gata no Yuutsu (PS Company)
[2004.07.28] ~zetsu~ (PS Company)
[2004.07.28] Miseinen (PS Company)
[2005.03.09] [reila] Lesson.G (PS Company)
[2005.03.09] [reila] Lesson.O (PS Company)
[2005.03.09] [reila] Lesson.D (PS Company)
[2005.12.07] Cassis [B type] (PS Company)
[2005.12.07] Cassis [A type] (PS Company)
[2006.01.12] Cassis [通常盤] (PS Company)
[2006.11.01] Filth in the beauty -Auditory Impression- (PS Company)
[2006.11.01] Filth in the beauty -Optical Impression- (PS Company)
[2006.10.25] REGRET -Auditory Impression- (PS Company)
[2006.10.25] REGRET -Optical Impression- (PS Company)
[2007.02.07] Hyena -Auditory Impression- (PS Company)
[2007.02.07] Hyena -Optical Impression- (PS Company)

DVD/VHS


[2003.04.10] Matina - Final Prelude live
[2004.04.28] Tokyo Saiban JUDGMENT DAY
[2004.05.26] MADARA
[2004.08.25] Heisei Banka
[2004.10.01] Hakkiyagyou
[2005.07.06] STANDING TOUR 2005 FINAL - MAXIMUM ROYAL DISORDER at 2005.4.17 Shibuya Kokaido Live
[2006.06.07] FILM BUG I
[2006.09.06] STANDING TOUR 2006 FINAL - Nameless Liberty. Six Guns - Tour Final- at Budokan
[2007.06.13] TOUR 2006-2007「DECOMPOSITION BEAUTY」FINAL "Meaningless Art That People Showed" AT YOKOHAMA ARENA