
GLAY é uma das bandas de música mais populares do Japão. Movimenta grandes públicos com seus shows e é considerada um dos principais nomes da música japonesa.
História
O começo
O começo
Por volta de 1988, na cidade de Hakodate (em Hokkaido), TAKURO, ainda um estudante colegial, tocava guitarra em uma banda de Punk-rock chamada "Guest-apo". No entanto, TAKURO queria ter liberdade para tocar músicas pesadas e baladas, assim como para escrever letras sobre diversos temas. Assim, TAKURO saiu da banda e, juntamente com o baixista resolveu começar uma nova. TAKURO chamou TERU, que era um amigo de escola, para ser o baterista. TERU aceitou o convite, e foi aí que começou o GLAY.
Mas a banda ainda precisava de um vocalista. Certo dia, TERU gravou uma fita demo das músicas do GLAY como vocalista e a entregou a TAKURO. Este, ao ouvir a fita, percebeu que aquela seria a voz ideal para o grupo. Dessa forma, TERU deixou a função de baterista para assumir os vocais. Ainda na escola, TAKURO conheceu HISASHI, que era o guitarrista de uma outra banda punk, chamada "Ari". TAKURO achou que seria bom se HISASHI fosse guitarrista do GLAY e o convidou.
Após concluírem os estudos, TERU, TAKURO e HISASHI mudaram-se para Tóquio, pois achavam que teriam melhores oportunidades por lá. O baixista e o baterista da banda não quiseram ir, por isso eles arrumaram outro baixista e baterista. Vários baixistas e bateiristas passaram pela banda na época. Mesmo depois do debut, a banda trocou duas vezes de bateristas. Em 1995,o GLAY tornou-se um quarteto e a posição de baterista passou a ser ocupada por um músico de apoio. Ironicamente, desde então, esse músico tem sido sempre o mesmo: Toshi Nagai.
Eles tiveram muita dificuldades no começo em Tóquio, sem ter noção de como era a vida em uma metrópole e também com frequentes problemas financeiros. Para poder se manter, faziam vários trabalhos temporários. Muitas casas de espetáculos não os deixavam se apresentar, por eles não serem "visuais" o suficiente ou "pop" o suficiente. Hoje, eles referem-se a essa época como o "período negro" da história da banda."
Em um show em Hakodate, o GLAY tocou junto com uma outra banda local, o Pierrot (que não é o conhecido PIERROT de Kirito e cia.). Nesse show, eles conheceram JIRO, o baixista, e sugeriram que a banda fosse para Tóquio. Um ano depois, o Pierrot foi para Tóquio, mas acabou se desfazendo. Quando encontrou JIRO, TAKURO o convidou para tocar no GLAY. JIRO não aceitou a idéia de imediato, mas TAKURO pediu para ele tocar só um show com eles. JIRO aceitou, tocou e acabou ficando na banda.
Aos poucos, o GLAY começou a fazer sucesso nas casas de show. Em 1993, durante um dos shows do GLAY em Tóquio, uma pessoa especial estava na platéia. Era YOSHIKI, hoje ex-X JAPAN, dono do selo Extasy Records. YOSHIKI gostou do show e o GLAY assinou um contrato com a Extasy. Em 1994, GLAY lança seu o primeiro single, "RAIN", com quase 150 mil cópias vendidas, e, simultaneamente, o primeiro álbum independente, "Hai to Daiyamondo", pela Extasy Records.
A consolidação da carreira
Em 1995, eles lançam "SPEED POP", o primeiro álbum por uma grande gravadora e também o primeiro de uma parceria com o conceituado produtor Masahide Sakuma que dura até hoje. O CD alcançou a 8ª posição no ranking de vendas da Oricon. Em 1996 eles lançam o segundo álbum, "BEAT Out!", que alcançou a 1ª posição no ranking da Oricon. Pouco depois, no mesmo ano, sai o álbum "BELOVED", alcançando, pela primeira vez na carreira da banda, a marca de 1 milhão de cópias vendidas.
O período entre 1996 e 2000 pode ser considerado o auge da banda. "HOWEVER", provavelmente seu maior hit, foi lançado em 1997, permanecendo durante semanas no topo do ranking semanal da Oricon e alavancando sua carreira que já era bem sucedida, colocando-os no topo das bandas japonesas. O impacto provocado pela banda não foi apenas musical: a banda também ficou famosa por seu visual, influenciando a moda, seja no modo de vestir dos jovens entre 16 e 25 anos, seja popularizando os cabelos espetados e coloridos. Até hoje é possível ver menção a eles por seus estilos de cabelo e ternos considerados "arrojados", embora a banda tenha adotado um visual muito mais comum recentemente.
A banda estabeleceu marcas importantes no cenário musical nesse período. O álbum "REVIEW ~ BEST OF GLAY" vendeu cerca de 5 milhões de cópias, sagrando-se recordista na época. Outro recorde foi estabelecido em 1999, quando aconteceu o GLAY EXPO '99 SURVIVAL. Além de uma grande exposição sobre a banda, foi realizado o show mais lotado da história do Japão, com 200 mil pessoas de público.
Concertos históricos, aliás, não faltam na carreira do GLAY. No ano de 2001, foi realizada a segunda edição do EXPO, O "GLAY EXPO 2001 GLOBAL COMMUNICATION", com público total de 280 mil pessoas nos três shows realizados. Em um deles, realizado em Kyushu, houve participação de artistas de vários países asiáticos, e durou a noite toda. No ano de 2002, além de conhecer o presidente chinês, a banda realizou um show solo na China, na cidade de Pequim (Beijing), em comemoração aos 30 anos de diplomacia entre China e Japão. Com público de 35 mil pessoas, eles conseguiram mais um recorde (show mais caro do país).
Para comemorar 10 anos de carreira (na indústria), foi promovida a terceira EXPO, "GLAY EXPO 2004 THE FRUSTRATED", que reuniu 100 mil pessoas. As comemorações, que duraram todo o ano, encerraram-se em março de 2005 com a turnê "10th anniversary year final ~ GLAY DOME TOUR 2005".
Crise com gravadora, trabalhos paralelos e um novo GLAY
Fora o GLAY DOME TOUR, a única novidade apresentada pela banda em 2005 foi uma parceria com o grupo de hip hop/dance EXILE, com a música "SCREAM". Além disso, apenas o envolvimento da banda em campanhas e eventos sociais marcaram o ano. A quase-pausa nas atividades propiciou a oportunidade de os integrantes se dedicarem a projetos paralelos.
Enquanto TAKURO parecia estar ocupado com a sua vida particular, os outros integrantes se dedicaram a outros trabalhos. HISASHI foi diretor musical em um evento de moda e TERU promoveu eventos grandes com seu programa de rádio. Ambos montaram a banda "rally", juntamente com Motokatsu Miyagami, da banda THE MAD CAPSULE MARKETS, e Koji Ueno, do Radio Caroline, e gravaram a música "Aku no Hana" para o CD tributo à banda BUCK-TICK.
A maior novidade, no entanto, foi a banda The Predators, parceria de JIRO com Sawao Yamanaka, da banda the pillows, e Shinpei Nakayama, do STRAIGHTENER. Por mais estranho que pareça, os integrantes tinham um acordo de não fazer trabalhos solo. JIRO foi o primeiro a quebrar o acordo e lançar um trabalho paralelo, abrindo as portas para que os outros fizessem o mesmo.
Embora a falta de atividades da banda tenha sido interpretada como um repouso do agitado ano anterior, foi revelado posteriormente que o quarteto havia rompido com a gravadora em maio de 2005, o que impediu o lançamento de novos trabalhos. Eles não comentam o assunto, mas sabe-se que seu empresário, um executivo da gravadora, roubou uma grande quantia de dinheiro da banda. A produção de novos trabalhos foi comprometida, pois o processo de desligamento da gravadora mostrou-se difícil e demorado. Mesmo depois de sair da Unlimited Records, a banda continua enfrentando dificuldades, pois os direitos autorais das músicas lançadas durante o período em que estiveram na gravadora pertencem à ela.
A volta da banda às atividades aconteceu com a turnê ROCK'N'ROLL SWINDLE, realizada em fevereiro de 2006 e produzida de forma independente pela própria banda, ganhando grande projeção na mídia. Marcando esse retorno, a banda lançou a campanha "Re-birth", promovendo seu "renascimento", com um GLAY que não é necessariamente diferente, mas é novo, e mais independente. Depois de muita especulação, a banda acabou assinando com a Capitol Records e tem como novo escritório a Amuse e o escritório criado pelo próprio TAKURO a "LOVER SOUL".
Como parte da campanha de retorno, saiu o single quádruplo "G4" e, em seguida, uma parceria com o veterano Kyosuke Himuro, ex-vocalista do BOØWY. Os shows KYOSUKE HIMURO + GLAY SWING ADDICTION 2006, realizaram-se nos dias 5 e 6 de agosto e foram precedidos pelo lançamento do single "ANSWER", que contou com a participação do ídolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário